As Festas Juninas são comemorações que acontecem no mês de junho no Brasil. Os três santos populares lembrados são: Santo Antônio, São Pedro e São João. Em Portugal, em virtude da coincidência de datas, passou-se a comemorar o São João, chamando-lhe de festas joaninas. No país lusitano, a Festa de São João na cidade do Porto é muito famosa e atrai milhares de pessoas que todos os anos festejam nas ruas. No Brasil, as festas juninas foram introduzidas pelos portugueses no período colonial e, desde então, a comemoração sofreu influências das culturas africanas e indígenas e, por isso, possui características peculiares em cada parte do Brasil..

As roupas caipiras ou saloias são uma clara referência ao povo campestre que povoou principalmente o nordeste do Brasil e pode-se encontrar muitíssimas semelhanças no modo de vestir caipira no Brasil e em Portugal.

Do mesmo modo, as decorações com que se enfeitam os arraiais iniciaram-se em Portugal, junto com as novidades que, na época dos descobrimentos, os portugueses trouxeram da Ásia, tais como enfeites de papel, balões de ar quente e pólvora. Embora os balões tenham sido proibidos em muitos lugares do Brasil, são usados na cidade do Porto em Portugal com muita abundância e o céu se enche com milhares deles durante toda a noite.   A dança de fitas e o pau de sebo, típicos das festas juninas no Brasil, são originários da Península Ibérica. No Norte do Brasil, especialmente no Amazonas, o mês de Junho é marcado pelas festas de Boi-Bumbá, folguedo junino característico dessa região, e nesse período acontece o grande Festival Folclórico de Parintins. A maior festa de São João do mundo acontece em Campina Grande, no Estado da Paraíba.

 


Como escolher sua escova de dentes

Você não deve subestimar a importância de uma boa higiene oral – não só para a saúde dental, mas para o seu bem-estar geral. Por exemplo, a doença periodontal é um fator de risco para o desenvolvimento de problemas de saúde graves, incluindo doenças cardíacas e diabetes. A partir do momento que somos jovens, somos ensinados que o uso de uma escova de dentes regularmente é uma das melhores maneiras de manter os nossos dentes e gengivas saudáveis.

Existem certas características que você deve procurar em qualquer escova de dentes que você escolher:

Tamanho. A melhor cabeça da escova para você deve permitir o fácil acesso a todas as superfícies dos seus dentes. Para a maioria dos adultos, a escova de cabeça pequena, será o mais fácil de usar e mais eficaz. A escova de dentes deve ter um cabo longo o suficiente para que você possa segurá-la confortavelmente em sua mão.

Cerdas. Para a grande maioria das pessoas, uma escova de dentes de cerdas macias será a escolha mais confortável e mais segura. Dependendo de quão vigorosamente você escova os dentes, escovas de cerdas duras podem ferir a gengiva e danificar a superfície radicular e o esmalte do dente. Para ainda mais proteção, certifique-se que as cerdas da escova de dentes que você selecionar tem as pontas arredondadas.

Indicação de seu dentista. A melhor pessoa para lhe indicar uma escova de dentes ideal para você é o seu cirurgião-dentista, ele conhece todas as suas necessidades particulares de higiene bucal. Pacientes que usam aparelhos ortodônticos, próteses dentárias e implantes, necessitam de cuidados específicos com escovas de uso próprio para cada finalidade.

Portanto, a melhor escova para você vai ser a que você se sente mais confortável em utilizar e corretamente indicada para as suas necessidades de higiene bucal.

HUMOR…