Curiosidades sobre o Dia dos Pais

No Brasil, o Dia dos Pais é festejado no segundo domingo do mês de agosto. Mas, você sabia que a data é comemorada em datas diferentes em outros países? Cada nação tem suas maneiras e tradições para comemorar o Dia dos Pais. Confira.

África do Sul: comemorada também no segundo domingo de agosto, mas, diferente do Brasil, não há festividades.

Alemanha: não existe uma data oficial. Os alemães festejam no domingo de Páscoa, dia em que Jesus Cristo ressuscitou. A tradição é sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique com a família.

Argentina: o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho com direito a presentes e reunião em família.

Austrália: festejada no segundo domingo de setembro e, assim como no Brasil, a data é comercial e repleta de publicidade.

Canadá: a data oficial é dia 17 de junho. Sem o festejo em família, os canadenses retratam o dia com apelo mais comercial.

Grécia: antigamente, a data não era celebrada. Agora, é comemorada dia dia 21 de junho e surgiu, principalmente, por conta da importância comercial que tem o Dia das Mães.

Paraguai: comemorada no segundo domingo de junho com festas e presentes, assim como no Brasil.

Peru: Festejada no terceiro domingo de junho, porém não é uma data celebrada.

Portugal: dia 19 de março, mesmo dia de São José, padroeiro das Igrejas Ortodoxa, Anglicana e Católica e padroeiro das famílias.

Reino Unido: o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade.

Rússia: não há uma data específica. A comemoração é celebrada no Dia do Homem, 23 de fevereiro, conhecido como “o dia do defensor da pátria”.

      Usar fio dental: Chega de desculpas!

As pessoas têm todo o tipo de desculpas para não usar o  fio dental. Mas existem  maneiras simples de usar fio dental que derrubam cada uma das desculpas mais comuns. Os dentistas  ouvem  todo o tipo de desculpas para não usar fio o dental. No entanto, eles insistem que existem soluções simples para praticamente tudo:

Desculpa #1: Alimentos não ficam preso entre os meus dentes, então eu não preciso usar o fio dental. Uso do fio dental não é somente para a  remoção de restos de comida, é principalmente para a remoção de placa bacteriana, o complexo ecossistema de bactérias que se forma na superfície dos dentes entre as limpezas. A placa é o que causa a cárie dentária, inflamação das gengivas (gengivite), doença periodontal e, eventualmente, a perda do dente. Fio dental é a única forma eficaz de remover a placa bacteriana entre os dentes.

Desculpa #2: Eu não sei como usar o fio dental. O fio dental não é fácil. Mas a prática leva à perfeição. Basicamente este seria o processo: Comece com cerca de 18 centímetros de fio dental. Enrole a maior parte ao redor do dedo do meio de um lado, o restante em torno do outro dedo médio. Segure firmemente o fio dental entre os polegares e indicadores, e use um movimento suave de engraxate para guiá-lo entre os dentes. Quando o fio atinge a linha da gengiva, formam uma forma de C para seguir os contornos do dente. Segure firmemente o fio dental contra o dente, e passar o fio dental suavemente para cima e para baixo. Repita com o outro dente e, em seguida, repita todo o processo com o resto de seus dentes, “desenrolando” pedaços novos  de fio dental a cada pedaço. Não se esqueça de usar fio dental nas costas de seus últimos molares.

Desculpa # 3: Dói e sangra quando eu uso o fio dental. Se o uso de  fio dental provoca dor ou sangramento gengival, as probabilidades são que você tem gengivite ou doença gengival – precisamente as condições para as quais uso do fio dental é benéfico. “Uso do fio dental não deve ser uma experiência dolorosa, mas parar o uso  por causa de sangramento (ou dor)  é exatamente o oposto do que você deva fazer !  A boa notícia? Com o uso diário, a dor da gengiva e o sangramento devem parar dentro de uma semana ou duas. Se persistir, consulte um dentista.

Desculpa #4: Meus dentes são  muito juntos e é difícil passar o fio dental. Se fios normais não funcionam para os seus dentes, você pode tentar usar fio dental encerado ou fio feito do super-escorregadio politetrafluoretileno. Se o espaçamento entre os dentes varia (ou se você tem recessão gengival significativa), fios do tipo  “Superfloss” podem ser uma boa aposta. Eles começam finos para os espaços estreitos e depois alargam para limpar entre os dentes que são mais espaçados. Se você está tendo dificuldades para encontrar um fio ou limpador interdental correto, o seu dentista pode  ser  oferecer orientação – e podem até oferecer amostras grátis.

Desculpa #5: Eu tenho uma prótese  dental que faz o uso do fio dental impossível. Tente os passa-fio. Estas agulhas de nylon tornam mais fácil para posicionar fio por baixo  do trabalho dental ou aparelho ortodôntico.

Conheça nossa equipe

Dra. Adieria Cardoso

 Formada em 2002, logo após a graduação especializou-se em ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares. Verdadeira apaixonada pela ortodontia, entrou na faculdade já com a certeza que seria especialista na área, mas também com muita afinidade por crianças, fez pós graduação em odontopediatria, sendo hoje a responsável pelos casos de ortodontia, odontopediatria e pacientes especiais da clínica.